quarta-feira, 3 de setembro de 2014

( Madri - Espanha] Comunicado Antifascista Contra a ocupação de um Edifício por parte dos Neonazistas do MSR


Em nosso bairro, Tetuán, cabem todas as pessoas, etnias, raças e religiões. Levamos anos convivendo juntas e crescendo na comunidade. Há poucos dias, um grupo racista e violento ocupou um local na rua Juan de Olías 11-13, nomeando-o de “Local Social Ramiro Ledesma”.
Por trás do “Local Social” estão diversos grupos violentos de extrema-direita como as juventudes do Movimento Social Republicano (MSR), partido político de ideologia fascista e neonazista. Eles se definem como patriotas com uma característica de exclusão muito clara: “Os Espanhóis primeiro, fora os imigrantes”.
Os neonazistas estão há anos disfarçando sua estética e imitando o discurso dos movimentos sociais para ganhar seguidores. Eles querem aproveitar a crise para espalhar as suas ideias racistas e desviar a luta contra os cortes sociais para culpabilizar e apontar a imigração como a causa dos problemas atuais, como o desemprego, a pobreza e a falta de oportunidades. Falam de parar os despejos, distribuir comida e okupar imóveis vazios só para brancos e espanhóis. Sua estratégia baseia-se no medo e na violência contra os imigrantes e qualquer outra minoria, insultando e agredindo aqueles que não são ou não pensam como eles. Seu único objetivo é confundir para ganhar partidários para sua causa.
Tetuán tem sido historicamente um bairro de classe operária e de convivência, onde grande parte dos nossos vizinhos são imigrantes. Ao longo dos anos se vêm tecendo redes para ajudar a todos aqueles que dela necessitem, independente de onde sejam. O bairro conta com grupos antidespejos e de habitação, o Banco de Alimentos, “Yo sí Sanidad Universal”, assistência a imigrantes, assistência jurídica gratuita e uma ampla rede de ajuda e solidariedade de vizinhas e vizinhos. Tetuán é uma comunidade unida e queremos que continue assim.
Na porta do “Local Social”, nós vizinhas e vizinhos de Tetuán, viemos dizer, em alto e bom som, que o nosso bairro é antirracista e antifascista, e não queremos nazistas em nossas ruas.

NÃO PASSARÃO! Tetuán Será o Túmulo do Fascismo!
Vizinhxs de Tetuán
Vídeo do protesto:
http://www.youtube.com/watch?v=GSriKTdlWwY


Nenhum comentário:

Postar um comentário