segunda-feira, 22 de setembro de 2014

( The Hague - Holanda ) Squat De Vloek em Risco de Desalojo



O De Vloek foi ocupado há 12 anos atrás e cresceu em uma localização vital na enseada de Scheveningen, onde muitas iniciativas sem fins lucrativos tem sido desenvolvidas. De Vloek é lar para o restaurante vegano orgânico “Water en Brood”, o espaço para shows de “de Piratenbar”, muitos estúdios e espaços de trabalho, local de convivência e estúdio de ensaio para bandas. Tudo o que acontece no De Vloek começou e se mantém sem subsídios e o prédio é auto-organizado. Centenas de pessoas comparecem todas as semanas para participar de diversas atividades.]
A prefeitura quer desalojar o De Vloek em 5 de janeiro de 2015

Em 2 de julho de 2014, um servidor entregou uma carta da prefeitura para o espaço livre De Vloek. A carta sustenta que devemos desocupar o local antes de 5 de janeiro de 2015. Se a administração municipal tomar este rumo, um dos únicos espaços livres ocupados em The Hague desaparecerá.
A prefeitura já nos informou em uma carta de que De Vloek tem que sair por causa do “Top Sailing Center”. Atualmente, este centro de navegação está localizado no Centro Náutico, através do De Vloek. O Centro Náutico, que foi construído especialmente para esportes marítimos, foi concluído em 2006, mas esteve vago por anos. Muitos outros prédios nesta área também estão vagos. Com certeza existe espaço suficiente para isso. Novas construções são simplesmente desnecessárias, e nosso espaço livre irá provavelmente ter que desaparecer para dar espaço a mais construções vazias.
Nas últimas semanas, fomos duas vezes à prefeitura para discutir o assunto. Não tivemos muita visão sobre a viabilidade dos planos de construção. Também é incerto se haveria usuários suficientes interessados no centro de navegação planejado. Após a primeira discussão, a prefeitura prometeu discutir o planejamento, mas isto não aconteceu. Alguns dias depois da última conversa, finalmente recebemos um resumo do planejamento em metade de um papel A4, com uma carta dizendo que deveremos sair antes de 5 de janeiro de 2015.
Ao invés de visualizar o valor intrínseco de De Vloek, ficou aparente em nossa conversa que a prefeitura está interessada apenas no dinheiro que a venda do terreno trará. Acreditamos que a prefeitura deveria se focar no que é importante para as pessoas em The Hague, e no que é bom para a cidade.
Além de espaços para esportes náuticos, também deve existir espaço para um local como De Vloek. De Vloek é um lugar importante para centenas de pessoas.
De Vloek quer permanecer em seu lugar atual, e não está planejando desistir da luta. De Vloek é um lugar vivo e inspirador que se encaixa perfeitamente com a enseada. Um novo centro de navegação é apenas o mais recente projeto imobiliário de prestígio, e não acrescenta muito para a área. Por anos, o governo da cidade de The Hague tem tentado transformar a enseada de Scheveningen em um paraíso para navegadores e yuppies. Muitos negócios como cais de transportes, que fizeram da enseada o que ela é, tiveram de se mudar para dar lugar a apartamentos caros, escritórios e um Centro Náutico onde nenhuma pessoa de Scheveningen consegue se sentir em casa.
Assim, iremos organizar diferentes ações nas próximas semanas para salvar De Vloek. Estamos chamando todas as pessoas para também fazê-lo e participar destas ações. A cidade tem sido construída há tempos para a elite rica e não se importa com projetos que são feitos de baixo para cima. Ao invés de fomentar iniciativas como esta, mais e mais espaços livres estão desaparecendo em The Hague. Menos espaços para encontro sociais e culturais farão com que The Hague se torne entediante, e pessoas criativas e ativas serão levadas para fora da cidade. De Vloek também é um dos últimos locais onde as pessoas com pouco dinheiro podem comer e sair.
De Vloek, onde muitas iniciativas sem fins lucrativos tem tido a possibilidade de ser desenvolvidas, foi ocupado há 12 anos atrás e deixou sua marca na enseada de Scheveningen. De Vloek é lar para o restaurante vegano orgânico “Water en Brood”, o espaço de shows “de Piratenbar”, muitos locais de trabalho, estúdios, espaços de convivência e estúdios de ensaio para bandas. Tudo o que acontece em De Vloek começou e se mantém sem subsídios, e o prédio é auto-organizado. Centenas de pessoas vem às atividades no De Vloek toda semana. Espaços alternativos como este devem ser preservados.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=WS1qsky5hpk

Mais infos:
devloek.nl

Nenhum comentário:

Postar um comentário