sexta-feira, 6 de abril de 2012

[ Madri - Espanha ] A semana de luta pelo direito á vivencia já começou!


Liberado o espaço de convivencia.

ANÍMATE A OKUPAR

A Semana de luta pelo dereito á vivencia já comesou.!!.
Por que uma okupacão numa semana de luta pelo direito á vivencia?
Nós as  pessoas que participamos na organizaçao desta semana, inclui-mos a okupacaõ como uma das ferramentas  de luta pela vivencia. A okupacão nos permite proporcionar polos nossos,por nossos propios meios e é un lugar digno onde viver, ou um espaço onde se possa desenrolar projectos que partam desde pessoas organizadas ao contrario das institucãoes tradicionais.

Para que este espaço?
Por uma parte para que tenhamos un lugar onde nos juntar  e conspirar nesta Semana de luta. E por outra, para demostrar-mos ás pessoas que habitamos esta cidade e que podemos organizar-nos e questionar espaços para tudo o que necesitamos com nossas propias mãos. Deste jeito, criamos outras maneiras de entender a nosa cidade, as nosas relaçãoes sociais e, em definitiva, as nosas vidas.
Com a  abertura deste espaço, queremos compartilhar algumas preocupaçãoes que temos faz  algum tempo:
Que passou nesta sociedade para que existan pessoas sem casa e milhões vivendo em estrema pobreza  e nas mãoes de poucos?
Por que a sociedade permite que as leis e o mercado beneficiem a essas poucas e castiguen a outras mais?
Em que momento a propiedade privada pasou por cima do direito tão básico como o de poder vivir dignamente?
Consideramos que a propiedade de um imovel que se coloca abandonado á espera do momento oportuno para obter o máximo beneficio é un luxo. Em uma  sociedade na qual millões de pessoas vivem a vida no traballo para poder pagar desorbitantes preços a um  mercado inflado pela especulacão de ladrõess é um luxo.
A okupacão é  hoje em día uma experiencia real em muitos bairros da cidade. Somos centenas de  pessoas que temos decidido usar esta opção para intervir sobre os nosos problemas cotidianos..
Por todo isto, te anima  a okupar. Nestes tempos de muito traballo, não-vivencia, não-futuro, só nos resta confiar nas redes que foram se tecendo através do apoio mutuo e a auto-organizacão das pessoas que lutam pela vida día a día.
Com dignidade, rebeldía e alegría!!

OKUPA TU TAMBEM!

Traduzido por squat Korr-Cell do Espanlhou.

4 comentários:

  1. informe do interior do paraná: okupamos uma casa abandonada em maringá-pr. é a segunda okupa da cidade, estamos a uma semana lá. podemos mandar fotos em breve. a casa se chama "alvorada libertária"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se kiser escrever um relato ou enviar fotos mande para okupesuavida@riseup.net que publicaremos no blog! Abraços

      Excluir
  2. ola!!! voltando ao comentario anterior.
    gostariamos que vpç3es fizessem um relato de como occoreu tudo na casa,desde o dia que foi okupada,como se encontrava a casa.como ela é,quem esta okupando emfim.Nos envieim fotos tambem,e caso tenha video tambem ok.
    gostariamos de saber se voçe rem face book,caso sim nos deixe seu contato.
    squat korr-cell.

    ResponderExcluir
  3. a casa foi okupada a uns 20 dias. ela estava abandonada a 5 anos. entramos, limpamos o mato da frente, demos uma geral interna e começamos a dormir lá. ficamos lá por uma semana até que a dona da casa apareceu.. ameaçou nos processar.. fez um terrorismo, mas no final fechamos um acordo com ela de permanecer na casa por dois meses, infelizmente pouco tempo, mas já é algo.
    http://www.odiario.com/cidades/noticia/564196/grupo-de-estudantes-invade-casarao-no-alvorada/
    uma das reportagens do jornaleco local sobre a casa.
    vou escrever um relato mais detalhado e envio pra vcs junto com mais fotos

    ResponderExcluir