sexta-feira, 6 de abril de 2012

[ Campina Grande.P,B] Relato: 1º Feira de Zines e Material Libertário

Relatos a respeito do Cine São José – Parte 1
1º FEIRA DE ZINES E MATERIAL LIBERTÁRIO

Como já foi citado em outro post  e é de conhecimento de quem vive em Campina Grande, o Cine São José foi um cine-teatro importante da cidade que encerrou suas atividades na década de 70, foi tombado como patrimônio histórico, ficou abandonado e em 2010 foi ocupado por estudantes e pelo movimento artístico-cultural campinense. Diversas atividades foram realizadas no espaço no ano em que aconteceu a ocupação, mas devido a vários fatores o espaço acabou ficando quase parado em 2011. Este ano as atividades foram retomadas e uma Feira de Zines e Material Libertário foi marcada para o mês de março.
A ocupação do Cine sempre foi um espaço aberto, sem burocracias e livre para qualquer atividade de contestação ou de fomento cultural. A ideia da feira de zines era algo que eu (V...), L..., A..., entre outr@s, vínhamos conversando há algum tempo e que acabou sendo deixada para um futuro devido a outros eventos que foram surgindo. No mês de fevereiro juntou-se a fome com a vontade de comer e o Heresia Coletiva decidiu movimentar o Cine com a feira. Não somente a feira, também decidimos produzir um zine e lançá-lo no dia, distribuir mudas, fazer grafitagem, oficina de stencil e pra haver um diálogo mais direto esquematizamos uma troca de ideias a respeito de ocupação urbana.
 Marcada a data para o dia 31, o último sábado do mês de março, começamos a retomada da movimentação da ocupação. O que nos deparamos no local foi o descaso dos próprios membros do movimento, que haviam utilizado o prédio pela última vez em dezembro do ano anterior e o deixado em estado deplorável. Pulemos esta página. O Cine São José estava vivo novamente. Reuniões, conversas, produções, faxinas, conversas com a vizinhança e as pessoas que passam pela rua sempre parando para perguntar do antigo cinema e demonstrando apoio à ocupação.

Eis que faltando uma semana para o evento somos surpreendidos com uma atitude extrema partindo dos escritórios estatais: Muros foram erguidos nas portas do Cine São José. É claro que um atentado à cultura, à memória da cidade não seria tolerado. No mesmo dia em que o muro fora construído também veio abaixo. No dia seguinte voltaram a levantar muros e fechar todas as entradas no prédio. A argumentação da SUPLAN (superintendência de planejamento) do Governo do Estado da Paraíba é que a medida provisória de fechamento do prédio aconteceu para que este não fosse invadido por marginais que realizam assaltos à vizinhança e que também não viesse a ser depredado. Pura falácia. Desde que fora ocupado não há movimentação de assaltantes ou usuários de drogas no prédio, como argumenta o estado.
foto: 22/03/2012 - Muro levantado pela Suplan
foto: Marginais destruindo o Cine ?
Muros derrubados novamente, é hora de re-habitar o espaço – agora com uma faxina muito maior a ser feita, depois de encherem de argamassa as portas do Cine São José. Correrias para organizar a feira e decisões a serem tomadas.
No dia 31, um sábado com o céu limpo e o calor nas ruas repletas de pessoas e fumaça, são abertas as portas da ocupação e vemos um belo fluxo humano no local. Apareceram pessoas que não participaram da organização diretamente, mas que vieram contribuir trazendo seus próprios zines, uma ótima surpresa. 

Pela manhã amigos vieram olhar as atividades no local, muitas pessoas paravam ao passar na calçada e se deparar com plantas na porta e pessoas dentro do cinema. As tintas vieram colorir as paredes desgastadas pelo tempo e surgiu a Vaca Falante (levada por A..., vulgo W...) trazendo pastéis de soja e suco de uva por um precinho camarada. O zine Heresia Coletiva foi lançado, passado para tod@s que vinham olhar as publicações, assim como um zine sobre ditadura da moda produzido por E... e zines feministas trazidos por A.... Várias mudas foram passadas para crescer em terras próximas ou distantes.
 A tarde houve mais visitas, produção de stencil e uma troca de ideias muito bacana a respeito de ocupação urbana e a própria situação do Cine São José. Um evento que conseguiu atingir seu objetivo: trazer vida para o prédio do Cine São José, passar publicações independentes a quem se interessar, cores cobrindo paredes marcadas pelo tempo, descontração, convivência, calor humano e ideias semeadas a respeito de como manter um espaço tão importante.
Pena que pessoas que sentem necessidade de marcar território quiseram deixar assinatura em um espaço que é meu, seu, de todos, e não há exclusividade para ninguém. Mas isso é apenas um detalhe. Seguimos em frente, passando por cima de todos os obstáculos que vierem a surgir.

Além das paredes coloridas, restaram apenas algumas poucas mudas ao fim do dia. Mas isso já é assunto para um outro post...
V...
mais fotos no flickr: http://www.flickr.com/photos/luankleber/

Um comentário:

  1. compartilhem galera convidem seus amigos faça parte disso
    06/09/2015
    Acontecera Na Praça do Bairro Parque Bandeirantes na Av Centenário em Três Corações Minas Gerais O 3° CULTURA ALTERNATIVA DE RUA e Comemoração de 11 Anos do Selo Distro Coletivo Tortura Hardcore Produções e Coletivo União Libertária Três Corações Mg Com Apresentação de Bandas exposições de zines-Arte Punk-Poesia com Paulo César de Barros e Gustavo De Sousa Valin etc...
    quem tiver zines manifestos panfletos livretos Arte punk que possa nos disponibilizar para expor e divulgar no evento nos envie seu material para o seguinte endereço abaixo
    Bruno da Silva Batista De Carvalho(Selo Distro Coletivo Tortura Hardcore Produções Records/Coletivo União Libertária)
    Rua Antônio Raposo Tavares Numero 840
    Bairro Parque Bandeirantes Três Corações MG cep:37410-000
    e quem queira comparecer e trazer seu material e somar com a gente seja Bem vindos desde já a gradecemos e contamos com sua Presença ÊRA PUNKS...
    3°CULTURA ALTERNATIVA DE RUA DATA 06/09/2015
    (MUSICA POESIA EXPOSIÇÕES DE ZINES ARTE CULTURA.)
    SERÁ SORTEADO DURANTE O EVENTO UM BRINDE DA LOJA TRIBOS S/A
    LOCAL PRAÇA DO BAIRRO PARQUE BANDEIRANTES AO LADO DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUETA GOMES TRÊS CORAÇÕES MG
    PARA SEREM DOADOS TRAGAM 1K DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL(MENOS SAL)
    Programação
    Abertura A partir das 13:00 Com Organizaçao Anti Sistema HIP HOP(Três Corações)
    14:00 Apresentações de Bandas Exposições de Fanzines,Poesia,
    Bandas
    Organizaçao Anti Sistema HIP HOP(Três Corações)
    Pino de Granada Granada(São Gonçalo do Sapucai(Hardcore Rural)
    Sangue Nosolhos Olhos Juiz de Fora(Punk Rock)
    tumbero Cambui(Brutal Hardcre)
    Guard-Rail Hardcore Old School Três Corações(Hardcore/Punk/Crossover)
    Catraca Grind(Grindcore)Três Corações
    Proteste(Hardcore/Punk)Três Pontas
    Holokausto Social Social( Punk Rock)Juiz De Fora
    Nacht Der Untotenn(Grindcore/Powerviolence)Juiz De Fora
    Ódio ao Extremoo(Hardcore)Lavras
    Securitätee(Hardcore Crust)Machado
    DMD(Rockabilly/Punk,77,Tal)Juiz De Fora
    DEKRADI ''Street Punk''(Street Punk)Juiz De Fora
    Poesia Com Gustavo De Sousa Valin
    Declamação de Poemas da Literatura Marginal Com Paulo César de Barros
    Exposições de Fanzines
    Venda de Material Com as Bandas
    Comemoração De 11 Anos do Selo Distro Coletivo Tortura Hardcore Produções e Coletivo União Libertária Três Corações Mg
    Discotecagem Durante o evento
    Aguardamos sua Presença
    ÊRA FORÇA RESISTÊNCIA AJUDE A CENA UNDERGROUND DE SUA CIDADE CRESCER APOIE AS BANDAS A ARTE E A CULTURA FAÇA PARTE DISSO.
    inicio também da pré produção do documentário murro na cara cena punk hardcore metal em três corações e região.
    Venda de material com as bandas e com o tortura hardcore produções
    Links Importantes:
    Ódio ao Extremo: https://www.facebook.com/odioaoextremo?fref=ts
    Sangue nos Olhos: https://www.facebook.com/pages/Sangue-nos-olhos/1597265183819676?fref=ts
    Guard-Rail: https://www.facebook.com/pages/Guard-Rail-Hardcore-Old-School/156026017899102?fref=ts
    Catraca: https://www.facebook.com/CatracaGrindcore?fref=ts
    Holokausto Social: https://www.facebook.com/HolokaustoSocial?fref=ts
    Securitäte: https://www.facebook.com/www.securitatecrust.com.br?fref=ts
    Dekradi: https://www.facebook.com/DKRAD6977?fref=ts
    Tumbero: https://www.facebook.com/pages/tumbero/150050061728959?fref=ts
    Cultura Alternativa De Rua: https://www.facebook.com/pages/Cultura-Alternativa-De-Rua/777775492265536?fref=ts
    Selo Distro Coletivo Tortura Hardcore Produções: https://www.facebook.com/pages/Selo-Distro-Coletivo-Tortura-Hardcore-Produções/396041440456713?fref=ts
    União Libertária Três Corações Mg: https://www.facebook.com/pages/União-Libertária-Três-Corações-Mg/488730461142928?fref=ts
    Evento no Facebook:https://www.facebook.com/events/423885207814946/

    ResponderExcluir