segunda-feira, 23 de abril de 2012

[Atenas - Grécia] Invasão policial no Centro Social Okupado VOX, em Exarchia

 
No início de 2012, pessoas ligadas ao espaço anarquista / anti-autoritário okuparam o edifício VOX (propriedade do "Instituto da Segurança Social" estatal, IKA), na praça Exarchia, em um esforço para torná-lo um centro social aberto. "ΒΟΞ" era o nome de um cinema ao ar livre antigo no mesmo prédio na esquina com a rua Arachovis Themistocleous. O edifício dá casa a vários grupos. O objetivo do grupo é ampliar as lutas sócio-políticas sobre reivindicações coletivas, numa época em que a crise econômica e o sistema ameaça e ataca a maioria da sociedade, mas também busca a construção de redes de solidariedade e de comunicação entre as pessoas e outros grupos no bairro.

Em 20 de abril, apenas um dia antes da abertura ao público do novo projeto, as forças policiais invadiram em massa a área, especialmente a praça Exarchia às 6 da manhã (GMT +2), policiais e fiscais despejaram o edifício BOX (parece que não havia okupas dentro).

Houve relatos de que havia uma operação policial para outro prédio em Exarchia (rua Valtetsiou, 60), também de propriedade da IKA. Às 13:00 (GMT +2), a praça Exarchia e ruas próximas ainda estavam sob ocupação policial.

Três pessoas foram presas durante a desocupação do segundo edifício na rua Valtetsiou. O detido em uma delegacia de polícia, compareceu perante o Ministério Público (acusados de entrada ilegal) e dois deles foram liberados. A terceira pessoa, um imigrante indocumentado, está retida na Delegacia de Polícia de Estrangeiros na rua Petrou Ralli.

Enquanto isso, o centro social okupado VOX foi fechado. Às 13:49, o grupo VOX emitiu uma declaração sobre o ataque, chamando a atenção para a distorção mídiatica dos fatos, e declarou, entre outras coisas, que hoje, 20 de abril às 6 da manhã, muitas forças repressivas, juntamente com três procuradores, assumiu o controle de toda a área de Exarchia. Recentemente, o procurador do Supremo Tribunal Federal (Arios Pagos), determinou o despejo dos espaços públicos ocupados, mas esta é a primeira vez que a ordem é implementada com a estreita colaboração do Ministério Público e da bem conhecida fiscal Eleni Raikou. Sob o mandato do procurador, a administração da IKA apresentou uma queixa formal contra o centro social VOX, facilitando o padrão e os despejos.

Às 17:00, todo o bairro de Exarchia (incluindo o acesso à Escola Politécnica de Stournari Street) ainda estava isolado pela polícia, com carros de polícia e unidades de motocicleta, mesmo bloqueando o tráfego em algumas ruas, entre outros.

Ainda assim, foi anunciado que a reunião ordinária de solidariedade com a Organização Revolucionária Anarquista CCF terá lugar no pequeno teatro de Lofos Strefi, às 19:00 (em vez do edifício do Instituto Politécnico de Gini).

Infelizmente, o concerto de dois dias para xs combatentes encarceladxs (um festival punk FVM agendado para sexta-feira 20 e sábado 21 de abril), que foi agendada para acontecer no Instituto Politécnico de Atenas foram cancelados.

Além disso, o grupo VOX convocou uma reunião na Praça Exarchia no sábado, 21 de Abril, às 18:00 h, onde eles vão tentar realizar o show que eles tinham organizado.

Na tarde de sábado (cerca de 19:00) o edifício VOX foi reokupado com a ajuda de mais de 200 camaradas. À noite, foi o organizado pelo grupo VOX o concerto FVM que contou com a participação de cerca de 2000 pessoas. Por volta de 02:00, se desencadearam pequenos confrontos e os policiais dispararam grandes quantidades de gás lacrimogêneo em toda área.

Mais informações conforme forem chegando.

TIREM AS MÃOS DAS OKUPAÇÕES
A SOLIDARIEDADE É A NOSSA ARMA
 
Traduzido de http://es.contrainfo.espiv.net/
por t.

Nenhum comentário:

Postar um comentário