segunda-feira, 27 de abril de 2015

( Manresa - Espanha ) Crônica da inauguração do Ateneu Anarquista La Ruda de Manresa

No sábado passado, 18 de abril, foi inaugurado o Ateneu Anarquista La Ruda de Manresa. Ao longo de todo o dia realizaram-se atividades que serviram de mostra do que se quer que seja o Ateneu.
Muito madrugadores, uma pintura de mural que se prolongou até depois de comer, alegrou a fachada de um edifício cinzento que se quer encher de vida. Além da apresentação da Primavera Libertária e da Ruda, e com um pouco de atraso, começou o debate com os ateneus anarquistas ou libertários convidados (o Ateneu Libertário de Palomar, o Ateneu Coluna Terra e Liberdade de Berga, o Ateneu Libertário A Raíz de Lleida e o Ateneu Libertário de Santos). Falou-se do sentido que tem hoje em dia estes espaços, dos possíveis objetivos que buscam, da inserção que tem ou que queiram ter no território e quão vitais são na hora de enfrentarmos o poder. Um dos pontos mais controvertidos, foi o do financiamento, um debate inacabado que foi muito interessante.
Na hora de comer, duas grandes frigideiras alimentaram umas oitenta pessoas. E para não dormirmos na hora da sesta, o flamenco de Pariéndola amenizou e levantou paixões. A última atividade programada, foi o hip-hop a cargo de Clara e Bobar, dando ritmo combativo ao sarau.
Em suma, foi uma jornada extenuante, mas que nos encheu de forças para seguir lutando e representou um dos principais objetivos que definimos: ser um ponto de encontro para todos e todas que creem nas formas livres e horizontais de viver e relacionar-se.
Saúde e Anarquia! Longa vida à La Ruda!

A seguir, a espera do texto de apresentação definitivo, deixamos-lhe o panfleto distribuído ao moradores nos dias anteriores à inauguração:
Estimadas moradoras e moradores.
Como alguns de vocês já sabem, desde setembro passado o nº 12 da rua Virgen del Alba foi okupado por um grupo de pessoas. Um bloco de pisos abandonados há mais de 5 anos, que atualmente é propriedade da Sareb, “el Banco Malo”.
“La Ruda” é o nome do Ateneu que em 18 de abril de 2015 abre as portas neste lugar. Levamos alguns meses de preparação e mais de meio ano de trabalhos condicionando o espaço para poder materializar este novo local anarquista em Manresa.
Este projeto nasce da grande necessidade de criar espaços onde gerar lógicas diferentes às que o Estado nos impõe. Não queremos delegar nossos espaços de relação à administração, não nos representam os políticos que mentem e nos roubam. Aprendemos que se não lutamos pelo que queremos ninguém nos presenteará, e é por isso que tampouco lhes pedimos algo. Autogestionar o espaço entre os que participam e convidamos a todas que desejem fazer parte. Trabalhamos de forma horizontal e assembleária. Começaremos realizando oficinas, debates e atividades várias.
Se quiserem nos conhecer ou comentar qualquer coisa, já sabem onde estamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário