segunda-feira, 27 de abril de 2015

( Ioánnina -Grecia ) Desalojo e Reocupação da okupa Acta et Verba

Em 7 de março de 2015 um grupo de pessoas realizou uma ocupação de moradia na cidade de Ioánnina, no noroeste do território do Estado grego. A nova ocupação foi chamada Acta et Verba. Em 6 de abril de 2015 a Polícia, acompanhada por uma fiscal e um advogado, desalojou  a ocupação.
Um dos okupas negou-se a sair da ocupação. Imediatamente foi algemado e detido pelas forças da repressão. Em seguida a Polícia realizou um registro e jogou fora da casa da okupa quase todos os móveis e os objetos que os okupas haviam recolhido e colocado no interior dela. Os policiais chegaram a passar a mão no cofre da okupa, “confiscando” os 90 euros que ali continha no momento da batida policial, na presença da fiscal. Quando os okupas se queixaram desta ação dos policiais, ela lhes respondeu que teriam que ter cuidado, consentindo com o “confisco” do dinheiro da okupa pelos policiais.
Durante a operação do desalojo vários simpatizantes e solidários com Acta et Verba haviam se reunido do lado de fora do edifício da okupação, realizando uma concentração de protesto. A Polícia investiu contra eles, batendo em vários dos manifestantes, quebrando o braço de uma pessoa. Um manifestante foi retido e outro foi detido e conduzido à Delegacia da cidade.
Em 11 de abril de 2015 a ocupação de moradia Acta et Verba foi  reocupada. No breve comunicado que foi emitido pelos okupas por causa da reocupação dizem que devolvem à fiscal a frase que ela usou quando os policiais roubaram os 90 euros do cofre da okupa: “Teria que ter cuidado quando nos declaraste a guerra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário