terça-feira, 28 de outubro de 2014

( Lisle -sur Tarn - França ) Manifestante Morto em Comfronto com a polícia na ZAD de testet


Informações gerais sobre a luta contra a barragem em Testet.

De acordo com um comunicado dxs okupas na ZAD de Notre-Dame na noite entre sábado e domingo,  26 de outubro de 2014 um manifestante chamado Remi foi morto em confronto que eclodiu após uma manifestação contra a construção de uma barragem ao longo da floresta Sivens no pantanal de testet no departamento de Tarn (sul da França).

Cerca de 7.000 pessoas se reuniram na ZAD (zona a ser defendido) de testet, depois de meses de ataques policiais e destruição do pantanal e habitações dos que defendem a área. No final da noite e durante a noite, dezenas de pessoas atacaram as forças da ordem que estavam protegendo o local de construção da barragem. Ativistas expressaram sua raiva tentando atrasar a retomada das obras, inicialmente agendada para segunda-feira dia 27 de outubro.

Os policiais dispararam balas de borracha (conhecidos como flash-bolas), dispositivos de distração, tais como granadas de mão e granadas de fragmentação, e gases lacrimogêneos. De acordo com depoimentos de manifestantes da zona húmida do testet, Remi deve ter entrado em colapso depois de ser atingido com uma granada; em seguida, seu corpo teria sido levado pelas forças repressivas.

As autoridades provinciais afirmaram que não comentar sobre o assunto antes da autópsia oficial  que sera divulgada na segunda-feira. O governo já começou a estigmatizar os manifestantes, além de tentar dividi-los, a fim de encobrir o que aconteceu. Mas eles sabem muito bem que, o que eles fazem, e esta morte terá consequências explosivas.

Veja cenas de protesto, na noite de 26 de outubro, na cidade de Gaillac no departamento de Tarn.




 



Convite contra a violência do Estado e atualizações sobre ações planejadas em Nantes e em outros lugares em: zad.nadir.org & nantes.indymedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário