sábado, 18 de junho de 2011

Polícia invade squat na Grécia


Banner solidário em Larissa: "Tirem suas mãos dos squats; tirem suas mãos do squat Orfanotrofio. (A)"
 Polícia invadiu um squat (okupa) anarquista chamada Orfanotrofio, na cidade de Tessalônica, Grécia. Batalhas entre policiais e anarquistas aconteceram do lado de fora. 5 moradorxs foram detidxs. Isso tudo depois do agitado dia de protestos de ontem, Greve Geral.

Tessalônica: Polícia invade o squat Orfanotrofio

Uma operação repressiva contra o squat Orfanotrofio [N.T.: Orfanato] em Tessalônica: a assim chamada unidade anti-terrorista invadiu o squat enquanto a polícia grega segurou à força várixs compas que estavam dentro do prédio no momento do ataque.

A razão oficial dada pela polícia sobre esta operação foram alegações de tráfico de drogas dentro do squat. Aproximadamente 200 pessoas em solidariedade se juntaram fora da okupa bloqueando a rua Lambraki e gritando palavras de ordem.

O dono "legal" do prédio, assim como no caso do squat Pikpa em Heraklion, Creta, é o Ministro da Saúde. Apesar da contínua investigação (também pelo persecutor), a mídia coorporativa disse que um despejo está a caminho.

A presença de companheirxs é necessária! O squat está localizado na rua Lambraki, 162, em Toumba, Tessalônica.

Xs compas que estavam presxs dentro do squat foram detidxs; quando a polícia xs tirou do prédio, xs solidárixs entoavam slogans militantes. Logo após, seguiram confrontos entre compas nossos e esquadrões de polícia que não hesitou em agredir com seus cacetetes a torto e a direito enquanto atiravam granadas de gás lacrimogênio e bombas de efeito moral. Uma barricada de rua com latas de lixo foi erguida e algumas pedras jogadas contra a polícia, que deixou o local.

Anarquistas conseguiram entrar novamente na okupa Orfanotrofio, mas ainda não existem estimativas sobre os desenvolvimentos por vir. Temos que destacar que muitxs vizinhxs apoiaram xs squatters.

Xs cinco compas presxs aparecerão ante seus persecutores na manhã do 17 de Junho. Um chamado para um encontro de solidariedade do lado de fora da Corte de Tessalônica foi anunciado para amanhã às 11:00.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário