quinta-feira, 23 de junho de 2011

Okupa Guamirim de Maio

20 dias...


09 de maio de 2011 uma casa de esquina, sem pátio, abandonada há aproximadamente dez anos. Ruínas, escombros e merda humana, por uma abertura na lateral da casa abaixo da janela entravam viciados em crack, ali fumavam, deixavam lixo, defecavam e escondiam-se da polícia. Há nove meses entramos na casa para a primeira tentativa de okupação, limpamos o espaço em apenas dois compxs durante duas semanas e então um “responsável” pela casa apareceu para negociar a situação. Conversamos sobre nossas intenções com a casa, ele nos disse que falaria com os donos da casa, tudo o que não queríamos e não acreditamos. Também ficamos sabendo por meio desse que a casa estaria em um inventário, teríamos que falar com cada um dos familiares do dono já morto antes que entrássemos na casa foi ai que nos enrolaram e por hora desistimos. Agora em maio, nesse mês de muita luta e resistência através dos tempos, okupamos novamente e estamos vencendo já no 10º dia de okupação e resistência...hoje dia 21 de maio, aquecidos pelo fogo da lareira e o calor dos companheirxs completamos 12 dias de resistência física e mental.

Lembramos também a força que o Squat Korr-Cell no processo de okupação, trazendo experiência e força na limpeza e reforma da kasa. Ainda na passagem delxs por aqui, no 6º dia tivemos a visita (atrasada) da polícia em duas viaturas de operações táticas, revistaram a nos e a kasa com armas em punho, por sorte não sofremos agressões físicas. Após a pressão psicológica indagamos o motivo da “visita” e descobrimos que não era direcionado a nos e sim uma operação no beco vizinho. Até então a vizinhança nos apóia na transformação do espaço. Nos ajudam com ferramentas, água, comida e até ganhamos um fogão e um bujão de gás do dono do bar próximo.

A kasa tem duas salas uma cozinha germinada com sala, ao lado uma garagem com acesso ao que foi uma cozinha do restaurante e uma churrasqueira, contamos com um sótão onde dormimos nas noites congelantes de Lages. Já trabalhamos muito e ainda há muito o  que reconstruir na transformação da kasa.

Não podíamos deixar de lembrar que até okuparmos a kasa agíamos com o coletivo de arte e ação punk (C.A.A.P). desde 2007 quando finalizamos as atividades com a RAL (regional ativista de Lages). Com  o CAAP, nesses anos agíamos como víamos e vemos o punk: ativista, libertário, arte marginal e contra-cultura, como meio a destruir toda e qualquer forma de controle.

Organizamos diversas gig´s, manifestações, encontros e oficinas alem de laços com outros movimentos sociais. Dentro dessas atividades a necessidade de okupar era constante. Agora com a okupa não direcionamos mais as atividades como CAAP, mas começamos uma nova frente de luta com a okupa Guamirim de Maio!


interior da kasa

sótão

BANDEIRAS NEGRAS AOS ARES.
A OKUPAÇÃO É UMA PARTÍCULA DO TODO QUE QUEREMOS PARA TODOS!


Por Squat Guamirim de Maio

Kontatos: leandro_acrata@hotmail.com    


Um comentário: