terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

[ Feira de Santana.B.A] CASA DA RESISTÊNCIA: UM CENTRO SOCIAL OCUPADO A SERVIÇO DAS LUTAS POPULARES.

Ola a todos!!!
 
 Infelismente passado quase trés anos, nos chega a noticia e informes de mais um squat no Brasil.
Encontramos as vezes dificuldades em obter estas informaçaões, até porque desde os fins dos anos 80,ou seja 89 é que surge o primeiro squat no Brasil no qual se tem noticias e fontes documentais e que até alguns anos atrás sempre foi e continua sendo okupado e fomentado pela movida @ punk,punk.De uns anos para cá desde a esperiencia do N 4 ( hoje Bosque,Anarco Punk ) okupado em 2006 em Porto Alegre, J.13 em Curitiba em 2007,ambas de teor sxe/punk e Casa Aberta em S.P okupada em 2008 de teor  Anarco Libertario  é que está forma atrevida e bela de se viver comunitariamente e afronta ao capital é que alcansou outros grupos,seguimentos do movimento Anarquista libertario.Como nós do blog okupa y Resiste e okupas do Squat korr-Cell, somos mais ligados a  movida @ punk, querendo ou não, as vezes isto tras um certo aborrecimento e confronto a luta libertaria em geral e até mesmo uma entrave dificultando tudo para todos.
Gostariamos de deixar bem claro que desde já estamos gratos com os compas da Casa da Resistencia por esta forma,como ja disemos antes, belissima de afronta e que sejam bem vindo mesmo que com atrazado por nossa parte a movida Squat.
 
Resistencia sempre compas.

C...  Squat Korr-Cell.
 

logo_campanha_solidariedade
CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE.

No dia 28 de abril, militantes do Coletivo Quilombo ocuparam uma casa abandonada, há cerca de 20 anos, no centro da cidade de Feira de Santana. O objetivo geral da ocupação é construir um espaço para a articulação das lutas populares na cidade. Diversos projetos devem funcionar no espaço ocupado, alguns deles já estão sendo iniciados, como o “Círculo de Leitura Luís Antônio Santana Bárbara” um espaço aberto dedicado ao debate, a formação política e a educação popular, a “Biblioteca Social Lucas da Feira” aberta para consultas e empréstimos, a “Oficina de Teatro Solano Trindade” e o “Espaço George Américo” onde já acontecem diversas reuniões e plenárias do Coletivo Quilombo e de outras instâncias. Outros projetos dependem da capitação de recursos e da reforma da casa, como a “Cooperativa de serigrafia, serviços gráficos e comunicação Molotov” e outras atividades como o “Cine-clube Cinema contra o Sistema”.
Esta campanha de solidariedade tem como objetivo levantar os recursos necessários para a reforma da casa e para tocarmos os projetos que citamos acima. Hoje, dos cinco cômodos da casa apenas um possui condições plenas de uso, outros dependem da instalação elétrica e do conserto do telhado. Além disso, o religamento da água e uma nova pintura das paredes também são urgentes. São coisas que aos poucos vamos iniciando, mas que dependem muito de recursos, hoje muito escassos. Por isso, fazemos um apelo aos companheiros e companheiras comprometidos com as lutas populares e que partilham conosco os mesmos sonhos de libertação, para colaborarem financeiramente e a apoiar a Casa da Resistência.
De forma geral acreditamos que este espaço possa servir como uma escola de formação militante e também ajudar na articulação de uma rede das organizações populares combativas, para que possamos num longo prazo construir um projeto de classe a partir das experiências de construção do poder popular, através do protagonismo do povo em luta, da ação direta popular e da auto-organização.

PARA APOIAR
Quem quiser apoiar a Casa da Resistência pode contribuir diretamente com um militante do Coletivo Quilombo ou depositar algum valor na conta abaixo e avisar pelo e-mail: coletivoquilombo@ymail.com.
 Nome do banco e pessoa fisica acultados por nos do blog.

Saudações rebeldes e quilombolas! Lutar e criar poder popular! Ocupar o mundo!
fonte: coletivoquilombo.blogspot.com
Agosto de 2009.

Segue ai algumas fotos dos primeiros dias da okupa.Limpeza e organização do espaço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário