quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Comemoração de três meses e ameaça de desalojo

Na primeira semana deste mês completamos três meses de okupação, durante esse tempo praticamos várias das atividades que tínhamos em mente, na proposta de levar nossas perspectivas de vidas e trocar nossas vivências com outros que estão além das margens físicas do espaço. Dentro disso desenvolvemos o primeiro grupo de estudos anarquistas, onde passamos pelos teóricos anarquistas clássicos. Desse grupo de estudos surgiu a idéia de outro grupo, intitulado Tulipa Negra, voltado às movidas e idéias anarco feministas, assunto que muito nos interessa.

Além das trocas teóricas também construímos junto com outros indivíduos o primeiro ato contra a homofobia, na tentativa de afrontar a falsa moral religiosa e conservadora dos habitantes desta pequena cidade de coronéis chamada Lages. Em uma caminhada divertida e politizada, fechamos uma rua por alguns minutos aos gritos de androgenia, amor livre e liberdade sexual causando espanto e desconforto as mentes que ali passavam. Seguimos gritando e pulando por todo o calçadão da cidade até chegarmos à frente do templo de pedra cristão, a catedral, e lá aproveitamos o busto de Getúlio Vargas, um dos ídolos dos conservadores locais, para a nossa intervenção, algumas fotos já foram divulgadas no blog.

Sempre com a proposta de causar alguma reflexão e na tentativa de transformar as próprias relações sociais, seguimos nas nossas atividades. Outra destas foi a intervenção que fizemos no parque com as crianças, fizemos o legítimo pinta a cara na rua e jogamos malabares numa troca completamente tranqüila com as crianças, mantendo a idéia de estabelecer um contato direto e verdadeiro com esses pequenos seres pensantes cheios de vida que fizeram aquele sábado ser inesquecível para nós.

Junto com essas atividades nos propomos também a organizar semanalmente um jantar intitulado resto di fera pra reunir pessoas para algumas discussões cotidianas acompanhada de uma rangacera vegana, regada de espontaneidade. Também mantivemos o cine Carmela, uma mostra de filme voltados aos ideais anarquistas/libertários nos quais acreditamos, essa atividade já vinha acontecendo mesmo antes de okuparmos o espaço e decidimos continuar movendo por esse meio, essa é a atividade onde rola o maior numero de pessoas para assistir e debater sobre os filmes. A atividade mais recente que realizamos aconteceu na ultima sexta feira, uma intervenção teatral que foi construída a partir de uma troca de idéias sem compromissos e que nos trouxe uma vivacidade estonteante, a idéia foi construir algo partindo dos próprios elementos da casa, e com a clareza de que não somos atores e nem buscamos ser, apenas queríamos botar pra fora aquilo que sentimos diariamente ali dentro daquele espaço constantemente em transformação.

Buenas, ai ficou então um breve relato das atividades que aconteceram e acontecem na Guamirim de Maio. Relembrar tudo que vem acontecendo aqui nos dá uma imensa ânsia de continuar nessa luta contra os padrões burgueses. Porém nessa ultima segunda feira aquilo que temíamos desde os primeiros instantes que estávamos na casa ocorreu e veio à tona a ameaça de desalojo.

Sentimos a ameaça dos burgueses num cotidiano que passou a ser de neurose y estratégias de resistência. Nos sentimos, cada individuo a sua maneira, vigiados e inseguros, pois não sabemos quando virá o desalojo.

Nosso squat pertencia aos mesmos donos de um hotel que fica no outro lado da rua. Esse hotel está abandonado também ha muitos anos y sem cumprir sua função social. Segundo os donos servirá a uma empresa de Otacílio Costa chamada passaúra.

Não sabemos até que ponto esse contrato existe ou é uma forma que encontraram para nos amedrontar y desalojar da okupa. Aí consiste nossa resistência. Insistiremos y moveremos as atividades anarkopunx até o último dia, ao passo que procuramos outro espaço abandonado pela elite para uma nova okupação.

Se nos expulsam, nos prendem, nos atacam... é porque nos temem y portanto continuaremos contra-atakando esse estado y burguesia fascista y transformando as estruturas da anti-vida em espaços liberados construindo a anarquia.

Resiste guamirim, flor do asfalto, bosque, torem... comp@s presos no Chile, Grécia... OKUPAYATAKAOKUPAYPREOCUPA@PUNX

Um comentário: