domingo, 8 de junho de 2014

( Grécia- Katerini ) Ataque Incendiário Fascista a um Espaço Okupado Anti-Autoritário

[Na quinta-feira, 22 de maio, uma sala dentro de um prédio abandonado na periferia de Katerini e utilizada por antiautoritários da cidade para suas assembleias, recebeu um ataque incendiário. Abaixo está uma breve informação, baseada no boletim informativo que eles publicaram em um site de contrainformação sobre este ataque.]
Na quinta-feira, 22 de maio, o espaço ocupado em que acontece a assembleia dos antiautoritários da cidade de Katerini recebeu um ataque incendiário. A ocupação deste espaço não foi tornada pública, mas os antiautoritários da cidade, depois de ocupá-lo, fizeram a reabilitação do local e o transformaram em um lugar para realizar suas reuniões. Trata-se de um espaço localizado dentro de um grande prédio abandonado na periferia da cidade de Katerini. O edifício há muitos anos é um ponto de encontro e de experimentação entre os jovens da cidade (skatistas, grafiteiros, etc.), já que conta com espaços abertos unitários. As assembleias dos antiautoritários são celebradas ali já tem alguns meses. Devido ao mau estado do edifício, bem como a distância do espaço do centro da cidade, não poderia ser algum tipo de local ou centro social aberto ou ponto de encontro. Por isso ele nunca foi divulgado.
Na quinta-feira, 22 de maio, à noite, a porta improvisada foi quebrada e os autores do ataque pintaram uma suástica em uma parede e atearam fogo. O fogo queimou por completo a sala, e foi necessária a intervenção dos bombeiros para que o fogo não se propagasse para o resto do edifício. É claro que o ataque foi feito por fascistas-neonazistas e já era mais ou menos esperado, já que a presença política dos antiautoritários na conservadora cidade de Katerini ultimamente é forte, com colagem de cartazes, distribuição de folhetos antifascistas, antieleitoral e antiautoritário.
Os antiautoritários da cidade apontam que esses ataques não os assusta, mas que lhes exasperam. Exasperam-lhes tanto como essa parte da sociedade local que autorizou a instalação da sede do partido fascista Aurora Dourada no centro da cidade, a penetração da ideologia fascista nas escolas e a instalação do seu pavilhão eleitoral na principal rua de pedestres, entre os partidos direitistas e esquerdistas. Essa apatia em uma cidade envelhecida (literalmente, devido à ausência de uma universidade ou outro incentivo para que os jovens permaneçam nela, e moralmente devido ao conservadorismo predominante) é em que se baseiam os fascistas para espalhar o ódio nazista.
Os antiautoritários citam que o ataque incendiário foi muito simples, já que é fácil de atear fogo a um edifício que está no meio do nada, e que foi destruído várias vezes no passado. Eles insistem, dizendo que este ataque não vai detê-los e que continuarão com a sua ação política. Os processos coletivos estão acima das paredes e dos muros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário