domingo, 27 de abril de 2014

( Santa Cruz de Tenerife - Espanha ) CSO Taucho - Encontro de Lutas por Direitos Sociais.


Servilha - Espanha ) 130 Pessoas são Desalojadas da Corrala Utopia.


Os membros da Polícia Nacional iniciaram sua rotina de desalojo, para prosseguir com o despejo dos moradores da Utopia corrala , em Sevilha , o edifício de propriedade de Ibercaja  foi ocupado em  maio 2012 por 36 famílias. A polícia chegou cerca de 8:30 da manhã com uma forte presença  policial.
 O despejo foi  pacífico. O momento mais tenso foi quando cinquenta pessoas se reuniram em frente ao prédio e se sentarão no chão . Durou alguns minutos . Em Corrala viviam mais de vinte famílias e no momento haviam cinco menores.Um dos vizinhos teve a necessidade  de cuidados de saúde e foi internado no hospital na capital de Sevilha Macarena . " Estávamos confiantes porque nós acreditamos que a solução viria esta semana ", diz Toni Rodriguez , um dos despejados. " O despejo foi pacífico , nossa luta é pacífica", acrescenta. "A única coisa que nos ofereceu a Municipalidade foi um abrigo. "Um juiz de Sevilla havia ordenado em 4 de fevereiro , a desocupação dos pisos que tinham sido recorridos  pelas famílias ocupantes cuja suspensão tinha pedido ao Governo da Andaluzia.O Vereador José Manuel García IU informou que o Ministério das Obras Públicas não esperava que o desalojo ocorrese hoje. De acordo com sua versão, estava planejando uma reunião pela manhã entre o Conselho e a Câmara Municipal para tratar de uma solução. Garcia disse que a transferência urgente de famílias é necessária " porque não podem passar mais uma noite na rua. "

( Italia - Milan ) Desalojo da Ocupa La Ardita Pizzeria del Popolo

A casa ocupada Ardita Pizzería de Milan foi desalojada  na primeira semana de abril en Milan, duas pessoas resistiram  por algumas horas no telhado. A casa avia sido ocupada e recentemente.


( Espanha - Cárdiz ) Comunicado de Reocupação do CSOA La Higuera.

La Higuera CSOA reabre as suas portas. Venha conhecer o espaço reokupado e participar na sua implementação. Entre todxs façamos do centro social um espaço de luta, encontro, reflexão e ação. Para a auto-gestão e auto-organização, o CSOA La Higuera não pode ser parado!

Leia o comunicado em espanhol :  http://es.squat.net/2013/12/02/cadiz-communicado-de-reokupacion-del-csoa-la-higuera/

( Espanha - Gasteiz ) A Casa Okupada de San Francisco 3 Segue Resistindo.

Da casa okupada SanFran (C / San Francisco, n º 3) de Gasteiz relatamos o que aconteceu na última Quinta-Feira 20 de março, quando a polícia Autônoma Basca arrebentou a fechadura da  casa ,entrando forma intimidatória e abrindo as portas a chutes e golpes .
"Nos detiveram por uma hora enquanto se moviam ao redor da casa e de peças em peças revistando  nossos pertences. Chegaram com uma van de detenção e somente depois nos informaram  que a razão para esta visita era  porque tinham uma suposta ordem de identificação , na qual não quiseram nos mostrar. Uma vez que eles identificaram todos nós que estávamos na casa , informaram-nos que estavam indo e que nos veríamos em outra ocasião.Nós não esperávamos esta visita , porque nós temos uma intimação para o julgamento por roubo e uma ordem de despejo de 13 de junho. "
Então, você está convidado a espalhar esta notícia e convocar todos para a reunião que se realizara na quarta-feira 09 de abril às 19:30 horas, no coreto da casa , para falar sobre o que aconteceu e da situação atual.Também garantir que não desanimemos e que seguiremos com as atividades que estamos fazendo como as palestras, projeções,oficinas  e trabalho comunitario no bairro. 


Okupazioa Aurrera !Bizirik sanfran ! 



( Pelotas - RS.Bra ) Squat 171 - Primeiro de Maio Contra o trabalho.


( São Paulo - SP - Bra ) Predio da Prefeitura de SP Abandonado é Okupado.



                                                  NOTA A IMPRENSA

PORQUE OCUPAMOS O CASARÃO DA VILA GUILHERME NA NOITE DE 25 DE ABRIL DE 2014 ?

NA NOITE DESTA SEXTA FEIRA REPRESENTANTES DE MOVIMENTOS CULTURAIS E POPULARES, ARTISTAS GRUPOS DE JOVENS E ENTIDADES DO POVO DA REGIÃO DE VILA GUILHERME - VILA MARIA OCUPARAM UM PRÉDIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO LOCALIZADO NA PRAÇA OSCAR SILVA, 111 EM VILA GUILHERME.
TRATA-SE DE UM IMÓVEL COM MAIS DE 3 MIL M2 DE TERRENO, COM UMA ANTIGA CONSTRUÇÃO DE 1927 TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO. ESSE PATRIMÔNIO DO POVO ESTÁ FECHADO, SE DETERIORANDO A MAIS DE 9 ANOS!
DESDE O ANO PASSADO DEZENAS DE MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES POPULARES DA REGIÃO INICIARAM UMA MOBILIZAÇÃO UNIFICADA EM DIREÇÃO A PREFEITURA PARA QUE O PRÉDIO SE TRANSFORMASSE NUM CENTRO CULTURAL PÚBLICO ONDE A JUVENTUDE E O POVO DA REGIÃO POSSAM DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS. QUE SE TRANSFORME NUM ESPAÇO DE DEBATES E ABRIGO PARA AS ORGANIZAÇÕES POPULARES.
AS VITÓRIAS FORAM SENDO CONQUISTADAS: A SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO CONCORDOU COM AS PROPOSTAS; UMA VISTORIA TÉCNICA NO PRÉDIO FOI EFETUADA; A PREFEITURA COLOCOU EM SEU PLANO DE METAS A CONSTITUIÇÃO DO CENTRO CULTURAL PARA ESTE ANO DE 2014.
CONTUDO, ATÉ O MOMENTO, NÃO FOI OFICIALMENTE INFORMADA A DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA O PROJETO E, SURPREENDENTEMENTE, SEM QUALQUER COMUNICAÇÃO A NOSSAS ORGANIZAÇÕES, TOMAMOS CONHECIMENTO QUE O SECRETÁRIO DE SUBPREFEITURAS (VILA MARIA/VILA GUILHERME) QUE DETÉM O CONTROLE ADMINISTRATIVO DO IMÓVEL, PUBLICOU UM EDITAL ABRINDO UMA PPP - PARCERIA PÚBLICA E PRIVADA PARA O USO DO IMÓVEL.
NÓS NÃO ACEITAMOS! NÃO ADMITIMOS A PRIVATIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO. DESDE O PRIMEIRO MOMENTO NAS NEGOCIAÇÕES COM A PREFEITURA DEIXAMOS CLARO QUE NOSSO CENTRO CULTURAL DEVE SER PÚBLICO, COM VERBAS PÚBLICAS E GESTÃO PÚBLICA. NOSSA CONQUISTA DEVE SER PERENE E GARANTIDA PELO MUNICÍPIO COM O DEVIDO CONTROLE JURÍDICO PÚBLICO E GESTÃO E ORÇAMENTO.
ESPERAMOS QUE O PREFEITO FERNANDO HADDAD, QUE CONHECE ESTE PRÉDIO, SE DISPONHA A NOS RECEBER PARA RETIRAR ESSE EDITAL DE PPP E RETOME CONOSCO O CRONOGRAMA DE CRIAÇÃO DO NOSSO CENTRO CULTURAL VILA GUILHERME.
NESSE PERÍODO ESTAREMOS NESTA OCUPAÇÃO PACÍFICA, DESENVOLVENDO ARTE, APRESENTAÇÕES E SARAUS DE NOSSOS GRUPOS DE CULTURA, MÚSICA, POESIA E TEATRO.
VAMOS CUIDAR DE NOSSO PATRIMÔNIO MANTENDO SIMBOLICAMENTE ESTE ESPAÇO ABERTO PARA O POVO DA REGIÃO QUE É SEU LEGÍTIMO PROPRIETÁRIO.


VENHA LUTAR PELO NOSSO ESPAÇO CULTURAL VILA GUILHERME.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

( Alemanha ) : Ocupação Hambach Floresta Despejados Pela Terceira vez - Reocupação Agendada para 26 de abril

Após a repressão sobre a terceira ocupação na Hambach Floresta, ativistas estão determinados a reocupar o Hambach Floresta no dia 26 de abril de 2014. Nesse dia uma manifestação terá início às 02:00 na estação de trem em Buir (perto de Colónia).

 A ocupação Hambach Floresta foi desalojada . Usando vários esquadrões ,a equipe policial tentou intimidar o público ("nós não aconselho ninguém a vir aqui " ), a polícia finalmente fez o que era esperado de qualquer maneira há muito tempo: a empresa RWE de energia da cidade ,o estado federal, e a polícia queriam provar quem é que domina , quem dá o tom . Mas não é tudo tão simples .Além disso, vários representantes da mídia , mais uma vez mostraram-se compatíveis com os assistentes dos interesses da indústria e da política. Por exemplo, durante o despejo da ocupação da floresta em novembro de 2012 , os especialistas da equipe de resgate estavam admirando o túnel " construído profissionalmente " no Hambach Floresta [ construída como refúgio contra batidas policiais ] , mas no final a mídia copiou o comunicado da polícia sozinho , relatando que estava acontecendo uma operação de resgate , porque uma única pessoa estava colocando em risco a própria vida e a vida dos outros. Absurdo.Agora diz-se que a cidade de Kerpen foi a responsável pela ordem de despejo em 27 de março de 2014 . Segundo denúncias , havia um perigo para a " vida e a integridade física " , os regulamentos de construção foram violados , e, portanto, caminhantes corria o risco permanente de cair dentro do tunel . Na verdade , não estamos realmente com vontade de fazer comentários sobre os argumentos que tentam legitimar a repressão brutal de resistência, e, assim, fornecer legitimação para a destruição do meio ambiente , alterações climáticas, as desocupações forçadas de aldeias inteiras , bem como a morte de humanos e não- humanos  . E sim , estamos a falar de assassinato , pois o que outra palavra  devemos usar em relação ao aumento da radiação nuclear através da mineração , poluição, poeira fina , as emissões de CO2 , os fluxos de refugiados ,pessoas passando fome e morrendo  coisas causados ​​pelas alterações climáticas e o capitalismo , a divisão das famílias e as comunidades locais , através do deslocamento de localidades inteiras , a destruição do habitat , e a morte direta de animais por exploração madeireira e mineração. Como escrito anteriormente , não é tudo tão simples.


( Uruguai - Montevideo ) Ataque Incendiario em Resposta ao Desalojo do C.S.O Los Livros de La Esquina.

Na madrugada do dia  11 de Abril de 2014 atacamos com bombas molotov o Consulado da Argentina em Montevidéu. A  ação é uma reivindicação em  resposta ao desalojo da biblioteca “Los libros de la esquina” ocorrido na manha do dia 9 de Abril na cidade de Bs.As. 

Este espaço acontecia em  uma casa ocupada, e durou  por mais de dez anos com uma proposta antagônica a ordem social, difundindo valores de solidariedade, autonomia  e auto-gestão. Ali se desenrolaram  aparte a biblioteca social, diferentes projetos autoritários y anárquicos, sendo esta um potenciador da conflituosidade social.

Nossa ação é clara : Nos golpeam, golpeamos. Neste caso optamos por comunicarmos para que chegue e de forças  a los/as que lutam do lado do rio. E também lembrar que por estes lados a guerra social continua, e que muitas vezes não se é  percebido e xs poderosxs falam  como que se nada tivesse acontecido,o mundo do domínio também recebe nossos golpes.
Continuemos fortalecendo a solidariedade, a auto-organização e a ação direta.

 Hasta que el conflicto nos desborde y la guerra social no deje a nadie indiferente!

¡Fuerza compañeros/as!
Célula Insurreccional Golpe Bajo

( Mexico ) Declaração de Solidariedade com a okupa Che Guevara

O caminho da autonomia não é fácil, mas o caminhamos firmes e convencidos de que é o caminho correto até um horizonte de liberdade.
 
Há 14 anos que existe no sul da cidade do México um espaço de resistência, de construção da autonomia. O auditório Che Guevara tem sido desde sua retomada pelo movimento estudantil, em março de 2000, um espaço onde as utopias encontram seu lugar.
Apesar da tentativa das autoridades universitárias em desmantelá-lo, depois da tomada militar da PFP do campus universitário em fevereiro de 2000, o auditório se encontrava sem poltronas, o equipamento de áudio danificado, assim como as instalações de luz e água, etc., o trabalho de estudantes e grupos organizados conseguiram recuperar o auditório. E desde esse momento já havia anarquistas trabalhando na manutenção.
Nestes 14 anos, muitas têm sido as pessoas que participaram no auditório; não é nossa intenção fazer um detalhado relatório das variadas atividades que se desenvolveram no espaço. Só diremos que estes 14 anos de okupação têm demonstrado que, através da organização autônoma, é possível construir e manter projetos.
Durante todos estes anos, autoridades de vários níveis tentaram sabotar o trabalho que se desenvolve no Auditório, desde a direção da Faculdade de Filosofia e Letras até o Governo da Cidade do México, sem deixar de mencionar a Reitoria da UNAM; entretanto, as e os companheiros que têm mantido o Auditório, resistiram.
O auditório sempre esteve aberto para seu uso pelos diversos grupos e organizações do movimento estudantil e social, assim como para a comunidade estudantil em geral, razão pela qual não houve impedimento algum para que a Brigada Multidisciplinar iniciasse a realização de atividades no local há quatro anos, entretanto, este grupo pouco a pouco começou a mostrar seu verdadeiro rosto e interesse, pois no verão do ano passado fechou acessos ao foro central do Auditório – de maneira que essa parte ficou unicamente para uso deles e de seus chegados. Assim, se alguém (ou grupo) quisesse usar o espaço central do Auditório, teria que pedir autorização da Brigada, que de maneira autoritária negava o espaço a quem eles quisessem. Caso concreto foi a negativa da Brigada em facilitar o espaço para a realização de foros para difundir a situação de Mario González durante sua primeira detenção.
É por essa razão que em dezembro passado, coletivos e indivíduos libertários decidiram reabrir o espaço do foro central e recuperá-lo para seu uso livre. Entretanto, a Brigada e seus grupos aliados perpetraram em 3 de março um novo ataque ao trabalho autônomo do Auditório. Armados com paus, escudos, armas de descargas elétricas e uma atiradeira e encapuzados, imobilizaram aos compas que se encontravam de guarda, torturando-lhes e tirando-os do Auditório. Os que torturaram os okupantes do Auditório tentaram apresentar sua ação como uma recuperação do espaço das mãos de vagabundos e meliantes, argumentando que se distribui drogas no espaço. Não perderemos o tempo esclarecendo estas calúnias, quem conhece o trabalho que se desenvolve no espaço sabe perfeitamente que é mentira, e a quem não o conhece, os convidamos a fazê-lo, aproxime-se do espaço, pois graças à solidariedade de muitas e muitos essa mesma tarde o Auditório foi recuperado.
Expressamos nossa mais profunda solidariedade ao Auditório Che Guevara, seus okupantes e toda pessoa que desenvolva trabalho nele. Sem dúvida, os que covardemente agrediram e torturaram em 3 de março continuarão sua campanha de ataques, mostra disso são os incontáveis comunicados que circulam pela internet, agora inclusive assinalando a companheiros e coletivos solidários, como é o caso da Biblioteca Maria Luisa Marian. Também estamos certos que tentarão agredir de novo, mas agora sabem que o Auditório NÃO ESTÁ SÓ!, que conta com a solidariedade de muitos e muitas, de organizações e coletivos, que estamos convencidos que andar o caminho da livre organização, da autonomia, da horizontalidade, da autogestão, não é fácil mas que é o caminho correto para terminar com as relações de dominação e exploração e construir novos horizontes, uns mais livres, sem chefes, nem amos, sem dogmas nem exclusões.
Denunciamos também as tentativas da Reitoria para utilizar os fatos suscitados em 3 de março para justificar uma possível ação repressiva contra o Auditório e seus okupantes.
Solidariedade total com a Okupação do Auditório Che Guevara!
Autonomia, autogestão, ação direta para a liberação!
Liberdade a todos e todas!
Cruz Negra Anarquista México

( Espanha - Compastela ) Nova Okupação em Compostela: C.S.O.A. Escárnio e Maldizer

Na quarta-feira passada (dia 2 de março), foram reabertas as portas do que era o histórico local da Agrupação Folclórica Cantigas e Agarimos para dar lugar ao novo Centro Social Okupado e Autogerido Escárnio e Maldizer.
A intenção desta nova okupação é, em primeiro lugar, dar resposta aos recentes despejos do C.S.O. Palavea e Sala Lago, em Coruña e Compostela respectivamente. Depois, para fomentar a vida cultural da cidade, criando um espaço livre e autogestionado no que até recentemente era um edifício abandonado. O estado deste antes de ser ocupado era de total despreocupação por parte das proprietárias, neste caso, uma construtora, a qual deu origem a sua contínua e implacável deterioração. Por não haver feito nada para cuidar do imóvel, seu estado de ruína seria certo, pois que uma parte do mesmo já ficou inutilizável. Por isto, desde o primeiro momento se vêm realizando trabalhos de restauração e limpeza para recuperar um espaço que em algum tempo foi um importante foco da vida cultural do bairro, e que a especulação e a despreocupação pelo patrimônio histórico e cultural por parte da administração, levaram ao abandono.
Durante esta semana já estão sendo organizadas diferentes atividades como um recital feminista, um colóquio sobre meios de comunicação e projeções, ritmo que se vai tentar manter durante esta semana também e até que nos permitam as forças da repressão.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

( Madri -Espanha ) Policia Inpede Concentraçao em Repulça ao Desalojo do CSO Escuela Taller.

  ALEM DOS DISTÚRBIO PROVOCADO PELA AÇÃO POLICIAL QUATRO PESSOAS FORAM DETIDAS.
 David " Insegurança " Perez é o que mais age com truculência aos espaços. Ele enviou seus capangas de barulho para agirem no bairro de forma livre, exagerada e violenta. Quatro pessoas foram presas e tiveram que serem atendidas  no hospital por várias lesões causadas pelos policiais., apesar ainda de terem passado a noite no Centro de Segurança Unificada . Outra pessoa foi brutalmente espancado por capangas do prefeito / mafioso , no entanto a solidariedade do bairro impediu a prisão deste e manteve-se durante toda a noite sob observação médica no hospital.

 mais info em espanhol :  http://alkorconrebelde.org/2014/04/09/la-policia-impide-la-concentracion-en-repulsa-por-el-desalojo-del-cso-eskuela-taller/

fonte: http://alkorconrebelde.org/


quinta-feira, 10 de abril de 2014

[Buenos Aires - Argentina] Desalojo da okupa "La Grieta" e Biblioteca "Los Libros de La Esquina"

No dia 9  de abril pela manhã o aparato repressivo cúmplice dos negócios imobiliários, desalojaram um espaço auto-gerido com mais de 10 anos de luta.


"Na quarta-feira 9 de abril, foi desalojada violentamente en La Boca, Buenos Aires, o edifício que estava okupado por companheirxs havia 10 anos, e onde funcionavam a okupa "La Grieta" e a biblioteca "Los Libros de La Esquina", um espaço independente aberto a comunidade e axs compas de todo o mundo.
Durante o desalojo, em meio a resistência, foram queimados livros, e as instalações foram quebradas por aqueles que obedecem aos interesses do estado e da propriedade privada. "



Foi convocada para o mesmo dia uma manifestação em repúdio aos desalojos, especulação mobiliária e repressão policial.


( Madri - Espanha ) Desalojo do CSO Eskuela Taller de Alcorcón

Uma ordem judicial da fim a  mais de dez anos de auto-gestão, nos arredores de Madrid
A polícia desalojo o centro social oficina eskuela taller em Alcorcón (Madrid), depois de dez anos de existência. Quatro pessoas estavam dentro do prédio foram presas.
Uma das  instalações dentro do CSO Eskuela Taller
 Nas primeiras horas de terça-feira 8 de abril cerca de cinco horas da manhã foi desalojado o centro social okupado ESKUELA TALLER  localizada no bairro de Plaza de Santa María de Ortigueira de San Jose Valdez em Madrid cidade de Alcorcón . Isabel , uma participante do centro social , confirmou  a ''diagonal '' que houve quatro prisões : "As pessoas que estavam dentro do centro social foram presas e acusadas ​​de resistência , parece que a polícia entrou através do telhado , de modo que os camaradas que estavam dentro do prédio,não poderam advertir que ali estavam. . " No momento se está a espera  para ver se essas pessoas vão para tribunal ou se serão liberadas da detenção. . A ativista disse que " a menos de um mês atrás, o proprietário não os comunicou , no caso, era apenas o Conselho Municipal de Alcorcon que exerceu a acusação  " algo legal já que a usurpação é tida como delito publico no codigo penal.O centro social está sendo fechado e, agora, os ativistas estão tentando retirar os pertences da  infra-estrutura que se manteve dentro do espaço . Para esta tarde foi chamado de uma manifestação contra o despejo em 20h na Plaza del Ayuntamiento de Alcorcóm.
Mias info em espanhol em :
.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Lã Corunhã - Espanha ) Contra o desalojo do C.S.O Palavela








O CSO  Palavea é um centro social okupado que nos ajudou a fazer o TattooCircus Coruña no ano passado, tanto cederão seu espaço formidável tão envolvente como se envolveram a nossa celula de luta solidaria. Eles estão a cerca de três anos gerenciando e sedem este espaço para as lutas sociais e projetos fora deste mundo de plástico. O tribunal firmou sentença   e a polícia nacional despejou o centro social na última terça-feira. Os companheirxs da okupa estão chamando para participar de uma mobilização popular em defesa de espaços livres.
 
TattooCircus Coruña: Continuaremos em solidariedade com os nossos camaradas e pedimos a todxs a colaboração, seja por ,spreading-facebook/wasap-
 
Porque se tocam um, tocam a todxs!
Um despejo = MIL SENTROS SOCIAIS!


( Niš, Sérvia ) Faixa Solidária com a Okupa Pizzeria Anarchia, Ameaçada de Desalojo

Aos companheiros da Pizzeria Anarchia de Viena, gritamos-lhe bem alto de Niš: “Aguentem!”




( Argentina - Buenos Aires) : Não ao Desalojo da Biblioteca Los Livros de la Esquina


( Viena - Austria ) Chamada Solidaria e Urgente a Pizzeria Anarchia



Pizzería Anarquía é uma unokupa que existe a mais de dois anos em Viena. Agora corre o  risco de ser despejada. A data em que cedida pelo tribunal para permanecermos no espaço e até 05 de fevereiro de 2014. Mas nós não estamos saindo. Por isso, fazemos um chamado de uma manifestação em Viena na data de 05 de fevereiro e ações de solidariedade em todas as partes. Como não vamos sair os proprietários vão para tribunal para que a ordem de despejo seja executada. Isso provavelmente vai levar algumas semanas. Então, se a lei for aplicada  nos enviarão uma carta com a data do despejo, ainda não temos certeza se manterão a data.

Mais  info :
 http://es.squat.net/2014/02/05/viena-austria-llamada-urgente-de-ayuda-y-solidaridad-con-pizzeria-anarchia/#more-16760http://es.squat.net/2014/02/05/viena-austria-llamada-urgente-de-ayuda-y-solidaridad-con-pizzeria-anarchia/#more-16760

Fonte: http://es.squat.net/




.

( Istambul, Turquia ) “A voz das vossas ruas" .Tentativa de uma Nova OIkupa.




 Em 1903 nasci de pedra e madeira. Sou um produto da mente e do esforço humanos.
 Já passei por muitas coisas.
Esforços de operários, os seus filhos na lufa e as risadas de crianças, as leituras dxs professorxs… Depois da vossa deserção, as minhas paredes ficaram húmidas e os meus telhados a gotejar…
Períodos houve em vocês me abandonaram e romperam os laços que alguma vez tínham formado comigo. Com o tempo, também quebraram os ligações entre todxs nós. A cada dia que passa, uma nova barreira surge entre nós. Têm-nos rodeado de cercas.
Mantêm-nos presos. Porquê?
Porque vocês separaram-se uns dxs outrxs. Caíram na dúvida e no medo. Alguns e algumas de vocês têm-se alimentado de tudo isto, fazendo jogos à nossa custa. Eram pessoas egoístas e estavam infectadas com a doença de querer sempre mais.
Durante os 40 anos que vocês estiveram ausentes assisti ao crescimento das plantas no jardim e às vidas dos ratos, aranhas, lagartixas, pássaros e gatos.
Recentemente, tenho notado que começaram-se a formar, de novo, vínculos entre vós. Superaram os vossxs medos, estando certxs em relação às vossas dúvidas.
Ouvi o predio Taşkışla contar a história do que aconteceu, ali na sepultura do falecido Quartel de Artilharia, no Parque Gezi.
Vocês têm sido muito ruidosxs. As vossas vozes ressoaram nos meus quartos, aqueles a que podem chamar vazios. A voz das vossas ruas. Eu consegui ouvi-la.
Estou ciente de que precisam de nós para desenvolver os laços que têm vindo a forjar entre vós. Nós também precisamos de vós para continuar em pé.
Agora, o vosso passado e o nosso conetaram-nos de novo.
É a hora, tanto para vós como para nós, de acordar.
Estou feliz de os ter incitado a isso. Bemvindxs.
ÖOA (Espaço Comum e Livre)